O Conselho Estadual de Educação de Rondônia (CEE/RO) iniciou suas atividades em 2019 na última terça-feira (22) com uma sessão plenária ordinária, presidida pela presidente do órgão colegiado, professora Francisca Batista da Silva, que cumprimentou os conselheiros e deu as boas-vindas, afirmando que ” o papel que o CEE presta a sociedade rondoniense e a comunidade educacional é importante e se torna especial com a posse do novo governador Marcos Rocha e do secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda Abreu.
Em uma breve explanação, a professora Francisca afirmou que o CEE tem se pautado em quatro fundamentos para sua funcionalidade. O primeiro é a análise das finalidades e competências dos sistemas estaduais de ensino e dos Conselhos Estaduais de Educação, sob a égide da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Nº 9.394/96.
O segundo apresenta a organização do Sistema Estadual de Ensino de Rondônia e as bases leais que norteiam o seu funcionamento.
O terceiro discorre sobre a evolução histórica do Conselho Estadual de Educação de Rondônia, a a partir de sua criação, como órgão pertencente ao então Território Federal de Rondônia, trata das bases legais que regem suas finalidades e competência, apresentando sua composição e relacionando suas principais ações realizadas nos últimos anos.
Finalmente, o quarto fundamento é a conclusão da análise apresentada, destacando a importância e o papel do CEE/RO para o Sistema Estadual de Ensino de Rondônia e para a sociedade civil rondoniense.
A sessão plenária contou com as participações de todos os conselheiros e a professora Francisca Batista desejou sucesso a todos para que Rondônia continue melhorando os seus indicadores educacionais, notadamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio, nos estabelecimentos da rede estadual de ensino de Rondônia.
REFORMA NAS INSTALAÇÕES
O prédio do CEE/RO passou no ano passado por uma ampla reforma e que foi inaugurada em dezembro. Todo o mobiliário foi trocado e o prédio ficou mais funcional e recebeu elogios por parte dos conselheiros.